Notícias

SOMAR Litoral questiona prefeituras de Itajaí e de Balneário Camboriú sobre o Ribeirão Ariribá

A SOMAR Litoral, no último dia 27 de junho, protocolou junto às prefeituras de Itajaí e Balneário Camboriú, um requerimento solicitando informações acerca de cuidados e preservação do Ribeirão Ariribá, que separa ambas as cidades no trecho da costa.

A entidade, no documento, manifesta preocupação com o acelerado processo de urbanização da área outrora considerada inóspita e a importância ecológica que o referido ribeirão representa, sendo um verdadeiro corredor ecológico.

Diante disto, uma série de questionamentos são realizados com o intuito de descobrir quais ações de diagnóstico e prevenção existem em prol da preservação deste recurso hídrico, a exemplo:

a) se existe um programa de monitoramento do ribeirão Ariribá; b) qual a periodicidade de eventuais amostragens/análises; c) se há indicadores de poluição do Ribeirão Ariribá; d) se há estudos acerca das espécies de animais que ali transitam e realizam suas trocas genéticas; e) se a área de APP da mata ciliar é respeitada, conforme preconiza a Lei 12.651 (Código Florestal); f) se as edificações do entorno possuem rede de esgoto sanitário regular; g) se tem ocorrido fiscalização acerca de esgotos irregulares; dentre outros.

Com o requerimento, a SOMAR Litoral visa sensibilizar o poder público de ambas as cidades para que este ribeirão receba os cuidados necessários, visto sua importância e que nitidamente seus arredores não recebem o denodo devido em prol da sua salubridade.

Em caso de ausência de resposta ou falta de comprometimento com a questão a entidade buscará outros meios cabíveis para a consecução deste objetivo.