Notícias

Sou estudante, sou cidadão

Representantes da SOMAR Litoral estiveram no final de 2018 na Escola CAIC Jovem Ailor Lotério, situada no Bairro Monte Alegre, em Camboriú, onde se realizou o projeto da Polícia Militar de Santa Catarina intitulado “Sou estudante, sou cidadão”.

Este projeto foi idealizado pela 1ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, em especial o Capitão Tiago Ghilardi, e tem como objetivo mudar o referencial das crianças estudantes da escola e levar conceitos de civismo para o ambiente escolar. Sempre no primeiro dia da semana se faz um cerimonial com os jovens com hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional, bem como se canta o hino brasileiro. E, diariamente, as crianças recebem doses de aprendizagem e cidadania.

Foi possível perceber o respeito e a admiração que os jovens têm para com os militares e quando a Tenente Brianna questionou a juventude se estavam com saudade do Capitão Ghilardi todos exclamaram que sim com os braços erguidos. De fato esta ação tem contribuído para que os jovens e as famílias percebam que o policial é amigo de todos e zela pela nossa segurança, nosso bem estar.

Nessa oportunidade, foi feito o contato com o Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, Jonathan Régis, que relatou que já está de olho no projeto e, encantado, pretende trazê-lo para Itajaí com adequações à realidade local. Além da mobilização da sua equipe militar, Jonathan pretende verificar agora qual escola que possui mais dificuldade com evasão escolar e indisciplina para que se possa fazer também aqui um piloto deste projeto.

O projeto em 2019 está em execução numa escola da cidade de Bombinhas e já atrai olhares do poder público estadual.

Sem dúvidas, esta iniciativa, que não se trata de militarização, é uma forma muito interessante de chamar atenção dos jovens e das famílias para a questão da cidadania. Certamente que é um projeto que pode se expandir para mais escolas públicas no estado de Santa Catarina.

Para conhecer um pouco mais o projeto, assista o vídeo clicando AQUI!