Notícias

Semana do Meio Ambiente é momento para ação em favor da vida

O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na Terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem. Em resumo, o meio ambiente engloba todos os elementos  que estão relacionados com a vida.

Refere-se ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. Pode ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas – os ecossistemas que existem na Terra.

O que se pode fazer para preservar o meio ambiente?

Não é preciso muito. Atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente:

1. Economizar água
2. Evite o consumo exagerado de energia
3. Separar os lixos orgânicos e recicláveis
4. Diminuir o uso de automóveis
5. Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas
6. Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis
7. Não jogar lixos nas ruas

A Conferência de Estocolmo, organizada pela Organização das Nações Unidas em 1972, abordou o tema da relação da sociedade com o meio ambiente. Foi a primeira grande atitude mundial no sentido de tentar preservar o meio ambiente. Nessa conferência, o meio ambiente foi definido como sendo “o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”

No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) estabelecida pela Lei No. 6.938 de 31 de agosto de 1981 e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990 define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

No caso atual, o Brasil é, lastimavelmente, um dos países com maior carência de saneamento básico, a partir de rede coletora e tratamento de resíduos sólidos. E, ainda mais lastimavelmente, Santa Catarina, o nosso estado, apesar de sua boa posição econômica e social no país, é o segundo estado brasileiro com menor índice de rede coletora de esgoto.

Isto deve fazer das discussões e preocupações do nosso dia a dia e é o que manteremos em debate constante dentro da Maçonaria e neste espaço, como contribuição de buscar soluções e melhorias em favor da sociedade.

(Com informações da Enciclopédia Livre Wikipédia)

S:.F:.U:.