Notícias

Momento atual …

“Como vocês devem estar acompanhando na mídia, o COVID-19 chegou em SC, mas ainda todos os casos são importados, ou seja, não foram propagados em SC, mas trazidos por pessoas que vieram do exterior e por isso ainda estamos em Nível de Ativação II – Risco Iminente (intermediário).
No entanto, para evitar que o COVID-19 invada rapidamente SC e provoque muitos casos, fazendo com que o Sistema de Saúde entre em colapso e não consiga dar o devido atendimento aos infectados, adotam-se as medidas que temos visto na mídia, como suspensão de aulas, de eventos e de qualquer situação com aglomeração de pessoas.
Neste momento é muito importante que mantenhamos a calma, compreendamos que estas medidas são habituais em caso de Pandemias e, que cada um deve fazer a sua parte na autopreservação e na preservação da coletividade. Contribuir com o máximo: DISTANCIAMENTO SOCIAL, intensificar cuidados com limpeza de superfícies de mobiliários, puxadores (portas, refrigeradores, microondas, …), celulares, telefones, teclados de computador, corrimões de escadas e tantos outros pontos que identificarmos como de uso coletivo.
No dia 23/03/2020, começa a Campanha da Gripe, antecipada em função da necessidade de se evitar também complicações decorrentes do vírus Influenza. Vacinem-se!!!

Em caso de Estado Gripal, a falta de ar é sinal de alerta da necessidade de se procurar por uma Unidade Hospitalar. Não tendo esta queixa, sugere -se isolamento social (ficar em casa) e comunicar a UBS – Unidade Básica de Saúde mais próxima para monitorarem o caso e programar a coleta do exame”.

GT – SAÚDE
SOMAR Litoral