Notícias

Abraham Lincoln, o respeito de um quase Maçom

O grande líder Lincoln, homem de raras qualidades, sofreu o atentado que o matou em 14 de abril de 1865. Há uma relação interessante dele com a Maçonaria.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que Abraham Lincoln (1809-1865) era maçom (inclusive Irmãos Maçons), ele nunca foi Iniciado na Ordem. A relação de Lincoln com a Maçonaria era de respeito e acenava sempre com o desejo de ingressar na Ordem algum dia.
.
A Grande Loja de Illinois, durante a campanha presidencial de 1860, tentou chamar Lincoln para aderir à Maçonaria e a sua resposta foi a seguinte: “Senhores, sempre tive um profundo respeito pela fraternidade maçônica e há longo tempo sempre aspirei ao desejo de ingressar na Ordem”. Quando comentaram com ele que todos os seus oponentes eram maçons, especialmente Stephen A. Douglas, no entanto, ele não era, respondeu-lhe ele simplesmente: “Eu não sou maçom, Dr. Morris, embora tenha um profundo respeito pela instituição”.
.
Lincoln, certa vez, disse aos membros da Grande Loja de Illinois, durante a sua campanha para a presidência em 1860: “Eu nunca pedi ingresso [na maçonaria] por que me sentia sem o necessário valor para isso. Poderia ter superado minha hesitação e pedir o ingresso atualmente, mas sou candidato a um posto político, e tal ato poderia ser considerado artificial. Por essa razão, porque meus motivos poderiam ser percebidos como artificiais, devo refrear meu desejo”.

Lamentavelmente, este grande homem não foi Iniciado.

(CURIOSIDADES DA MAÇONARIA)

S:.F:.U:.

Maçons famosos